Google+ Followers

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

AVATAR !

Mensagem pertinente ao momento em que vivemos de incerteza sobre o futuro de nosso planeta, o filme "Avatar" impressiona por sua profundidade simbólica.
Os nativos do planeta "Pandora" são nossos índios da época colonial, que de certa forma o filme reconta projetando-a para o futuro na conquista espacial. Subjacente, há um apelo à salvação da Terra e por conseguinte do pouco de humanidade que ainda resta em cada um de nós, individualizados ao extremo neste capitalismo global que vivemos, predador de nossas almas. A redescoberta de nossa ligação com a mãe Terra e o reconhecimento de nossa maior riqueza, o conjunto, a totalidade da qual somos elementos complementares e dependentes, aparecem como tábua de salvação única.
O autor demonstra uma consciência enorme do espaço geográfico.
Claro, é uma obra de ficção, na história real, os índios perdem e são dizimados.

Um comentário:

  1. O filme nos dá a possibilidade de fazer críticas traçando vários pontos de vista, como o que você fez citando os índios da época colonial. Outro ponto de vista pode ser a exploração feita pelo homem em relação a busca de diamante na África (Serra Leoa), como é retratado no filme 'Diamante de Sangue' e que na minha opinião é a comparação mais ''fiel'' ,digamos assim, pois o objetivo tbm é encontrar A pedra preciosa (a diferença é que em Diamante de Sangue ela é contrabandeada) e os nativos também sofrem e se entrarmos em mais detalhes, os Na'vi lembram muito os africanos! O único detalhe é que, apesar do filme ter um desfecho bonito e um 'final feliz' eles também perdem. Uma crítica geral, certamente é exploração do homem pelo homem, a ambição pelo poder, pela riqueza, que faz muitos olhos mercenários brilharem.

    ResponderExcluir

Faça seu comentário estabelecento o máximo de relações entre as ideias, representações, categorias e conceitos estudados.