Google+ Followers

sexta-feira, 22 de julho de 2011

O Povo Brasileiro (Brasil Crioulo) 15/30

7 comentários:

  1. Nota-se no início do vídeo a mistura de diversas etnias presente nas palavras, nas músicas, que formam um novo povo, que é composto de basicamente três: o indígena, o africano e o europeu.

    ResponderExcluir
  2. O video traz a tona as nossas raízes e os fatos acontecidos com nossos antepassados. Infelizmente atualmente, muito menos que anos atrás, existe o preconceito. Nós tentamos negar nossas raizes, escondendo-as atrás dele. Para nos tornarmos o povo que somos hoje houve uma mistura de diversas culturas, as principais delas: a indígena e a africana.

    ResponderExcluir
  3. O vídeo, apesar de focar especialmente na riqueza cultural africana, expõe, em seu início, a mistura étnica indígena, africana e européia existente no Brasil. O autor da música, ao mesclar tupi, bantu e português, recriou a sociedade brasileira no começo da sua colonização.
    O fato de haver um preconceito contra os negros na sociedade atual é simplesmente o resultado das ações da elite há 500 anos atrás. A falta de cuidados aos negros depois da Abolição da Escravatura forçou a massa africana e afro-brasileira a se bandear para as periferias das cidades, criando as favelas e entrando para a bandidagem. Não é à toa que a maioria dos bandoleiros de hoje em dia moram em favelas. As condições de vida o forçaram a isso, e a descriminação para/com tais indivíduos virou uma mescla étnica e social.

    ResponderExcluir
  4. Érica Abdalla - Voltaire Itaipu, 202, nº 15

    A identidade nacional brasileira nasceu do encontro e mestiçagem entre povos nativos (indígenas), brancos portugueses colonizadores (europeus) e negros africanos capturados e trazidos ao Brasil (africanos).
    O vídeo cita um trecho do livro “O povo brasileiro” do antropólogo Darcy Ribeiro que diz: “…Todos nós, brasileiros, somos carne da carne daqueles negros e índios supliciados. Todos nós brasileiros somos, por igual, a mão possessa que os supliciou.” E isso é verdade, pois podemos classificar o Brasil sendo constituído por uma civilização mestiça e tropical.

    ResponderExcluir
  5. O vídeo aborda o tema da miscigenação cultural ocorrida na época da colonização brasileira. A rica cultura desta nação se deve a este fato, pois possui características de três etnias diferentes: africanos, índios e europeus. Entretanto a discriminação esteve presente por parte da elite sobre as classes menos favorecidas, quase sempre negros e indígenas. Ainda hoje , infelizmente, perpetua este preconceito, por isso devemos ficar alertas já que graças a esta miscigenação possuimos tão vasta cultura.

    Larissa G. Nogueira Louzada(23), turma 202; Segundo Ano do Voltaire de Itaipu.

    ResponderExcluir
  6. Marcelo Schneider-Voltaire Itaipu,202 Nº:31

    O video nos mostra a rica mistura do povo brasileiro começando pelo exemplo da rima trilíngue brasileira "batucajé","abaeté" e "quiser",aonde misturando palavras de nossas diferentes etnias ele mostra que todas elas constituem o povo brasileiro,o indio,o europeu e o Negro.
    Mesmo sendo o povo brasileiro fruto dessa mistura alguma dessas culturas nao são bem aceitas ainda como citada no video a cultura negra que mesmo que em menor escala ainda sofre uma certa resistência.

    ResponderExcluir
  7. Priscilla Blondet - nº 35, sala: 202 - Voltaire Itaipu

    Todos nós somos iguais, e infelizmente nem todo mundo pensa isso, por isso ainda existe o preconceito. Não importa cor, mas sim o que ela é. Negamos os antecedentes, os preconceituosos afirmam em dizer que não tem nenhuma ligação com negro, indígena, mestiço, mulato... Errado! Todos nós sempre teremos algo em comum com estes povos.

    ResponderExcluir

Faça seu comentário estabelecento o máximo de relações entre as ideias, representações, categorias e conceitos estudados.